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NETWORKING – COMO AMPLIAR SUA REDE DE CONTATOS

Há alguns anos atrás, para fazer Networking, as pessoas recorriam às listas de contatos profissionais e pessoais, agendando cafés, happy hours e almoços. Era necessário um grande movimento para estabelecer uma conexão ou estreitamento de laço profissional com alguém. Uma outra forma para conhecer pessoas novas e aumentar a rede de contatos, era participar de eventos profissionais, cursos, feiras, etc.

Com as mudanças e avanços nos meios de comunicação, a vinda do Whatsapp e das redes sociais (principalmente o Facebook, Instagram e Linkedin), as aproximações aumentaram, pois ficou mais fácil se conectar e trocar informações com um contato antigo.

Atualmente, a nova tendência é se conectar e se comunicar com pessoas desconhecidas mas que estão ativas nessas redes e se predispõem a ajudar umas às outras. A era das “amizades virtuais” agora também virou moda no mundo profissional.

Porém, algumas estratégias e pontos de atenção são importantes nesse novo modelo:

• Sempre que possível, ajude seus contatos. Porém, não se preocupe com os retornos de curto prazo. De alguma forma, você receberá algo em troca, seja em felicidade por fazer o bem ou através de uma ótima oportunidade de negócio. A ideia é cultivar laços de amizade. Dessa forma, a conquista e o fortalecimento dos laços ocorrem de maneira natural e, por vezes, mais verdadeiro. Esse novo conceito é chamado de Netweaving. Formado pelas palavras “net” (rede, em inglês) e “weave” (tecer, entrelaçar), o termo apareceu pela primeira vez em 2003, em um livro do consultor americano Robert Littell, “The heart and art of Netweaving”, e propõe uma nova forma de enxergar as relações humanas como meio de obter oportunidades.

• Cuidado ao indicar alguém que você não conhece para alguma oportunidade. Por serem mais superficiais, os relacionamentos virtuais acabam não trazendo as referências que o antigo modelo de Networking trazia e ao fazer indicações erradas, você poderá se prejudicar.

• Mantenha contato constante com sua rede. Procurar pelas pessoas somente quando precisa é o maior erro que se pode cometer. Além de passar a imagem de interesseiro, o outro não se sentira motivado em ajudá-lo. Procure entrar em contato para saber como a pessoa está, sem interesse, cultivando o contato.

• Em toda relação deve haver troca. Mesmo que a pessoa não lhe peça nada, ofereça-se para ajudá-la. E quando pedir, na medida do possível, esteja disponível.

Com essas estratégias, você certamente terá sucesso e oportunidades através de suas conexões.

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