skip to Main Content
Copop SITE – 5 Dicas Para Falar

5 DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO COM SEGURANÇA

Quando o assunto é mundo profissional, muitas vezes falar em público é inevitável. Se você se sente desconfortável com a situação ou acha que não é muito bom na coisa, provavelmente as 5 dicas abaixo vão te ajudar – e muito, confira:

1 – Prepare-se com antecedência

Uma apresentação bem feita demanda planejamento, conteúdo e ensaio. Prepare o material e use e abuse de apoios como slides e fichas, tanto para dar segurança quanto para garantir que o seu conteúdo esteja bem embasado e interessante. A insegurança muitas vezes ocorre porque a pessoa não sabe o que dizer, evite este erro.

2 – Treine a linguagem

3 – Elabore um roteiro linear

Após a decisão do seu tema, é preciso elaborar um roteiro com começo, meio e fim para sua apresentação. Exemplos e justificativas fundamentadas facilitam a compreensão do público e facilitam também a tarefa de quem fala.

4 – Cuidado com a sua postura

O corpo fala, portanto, peito pra fora, cabeça erguida e voz firme. Estas atitudes passam segurança através da sua imagem, e por mais que você morra de pavor de falar em público, ninguém vai perceber isso.

5 – Tenha foco

Procure não se perder no seu próprio discurso, não desvie do assunto. Mantenha o foco e a linearidade, e seja objetivo. A objetividade é extremamente importante para manter o seu discurso atrativo e para passar para o público a sensação de que o que você diz é útil.

Back To Top