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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – O QUE É E COMO INFLUENCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Conceito de Inteligência Emocional foi definido academicamente pela primeira vez em 1990, pelos psicólogos e pesquisadores estadunidenses Peter Salovey e John D. Mayer, a partir do artigo “Emotional Intelligence”, publicado na revista Imagination, Cognition and Personality (Imaginação, Cognição e Personalidade).

A partir de uma visão mais recente e atualizada, a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, define essa competência como um somatório de habilidades que tornam as pessoas capazes de administrar os obstáculos que a vida moderna impõe, de modo a aceitar e perceber as emoções e direcioná-las para obter melhores resultados em diferentes esferas da vida. Saiba quais são as características que definem uma pessoa emocionalmente inteligente:

  • Possuem a consciência sobre suas habilidades e pontos que precisam ser desenvolvidos;
  • Nutre a autoconfiança necessária para agir;
  • Desenvolve a capacidade de empatia;
  • Consegue suportar distrações se têm um alto grau de concentração;
  • Possui controle sobre as oscilações emocionais ao longo do dia;
  • Sabe lidar com erros de maneira equilibrada;
  • Consegue se automotivar;
  • Sabe dizer não.

No atual cenário, a cultura da organização merece ainda mais destaque. Não somente os colaboradores precisam ser flexíveis, as empresas também precisam estar atentas para manter o ambiente corporativo propício, dando espaço para o profissional, empoderando equipes e desenvolvendo fatores motivacionais que demonstrem a preocupação da empresa em relação ao bem-estar e evolução dos seus funcionários.

A Inteligência Emocional é um fator de suma importância nas organizações contemporâneas e, quando implementada com assertividade, é a base para o sucesso financeiro e profissional das organizações. Alinhar as emoções a serviço de um objetivo é fundamental para gerar automotivação e estimular a criatividade.
Profissionais que possuem essa capacidade tendem a ser mais produtivos e eficazes nas tarefas e projetos que desenvolvem.

Confira os principais benefícios da Inteligência Emocional na carreira profissional do indivíduo:

  • Desenvolvimento do indivíduo para sua máxima performance;
  • Capacidade de autogestão;
  • Direcionamento coerente e assertivo;
  • Capacidade para alinhar escolhas cotidianas com valores e propósito;
  • Detectar perfis de Inteligência Emocional e aptidões.
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