skip to Main Content
Copop SITE – Educação Familiar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FAMILIAR

Não há pais que não sonhem com seus filhos vencendo na vida, sendo felizes, éticos, ricos e famosos. Para chegar a esta realização social é preciso que se passe pela educação familiar, escolar e profissional. Os humanos não nascem sozinhos e nem física e psicologicamente preparados para sobreviverem. Eles precisam de pais para serem gerados e de outros humanos, geralmente os próprios pais, para se tornarem adultos, isto é, terem autonomia comportamental. Daí a importância de uma educação familiar como base do desenvolvimento dos nossos filhos.

O maior ensinamento familiar é o da convivência social. O principal item desta convivência é a formação do padrão comportamental social tendo como base a ética. Fazer o que tem vontade até os animais fazem. Mas são os humanos que aprendem que ações há que até podem fazer, mas não devem. Um dos pontos fracos da educação familiar hoje é a dificuldade que os pais encontram de passar este padrão ético, regido pelo equilíbrio entre o poder e o dever. Crianças podem gritar com os pais e agredi-los, mas não devem. Normalmente elas gritam ou agridem quando são contrariados nas suas vontades. O maior engano dos pais é querer mudar o mundo para que seu filho não seja contrariado.

Um dos melhores exemplos que qualquer pessoa pode observar é quando uma criança brincando bate a cabeça na mesa e começa a berrar. A mãe para sossegar o filho pega-o no colo e com a outra mão estapeia a mesa dando-lhe uma bronca: mesa feia! O que a criança aprende é que a mesa é uma estúpida que vem atrapalhar a brincadeira do seu inocente filho. Mais tarde esta mãe vai ter que estapear seus colegas “feios”, os professores “chatos”, o patrão “explorador”,etc. O que ela ensina é que seu filho é que está certo e o mundo está errado. Esta mãe pode estapear a mesa, mas não deve. Ela não deve ensinar ao filho que é o mundo que tem que se adaptar a ele, mas ele que tem que aprender.

O princípio fundamental da cidadania familiar é: não se deve fazer em casa o que não poderá fazer na sociedade, mas deve praticar em casa o que terá que fazer fora dela.

Fonte: https://educacao.uol.com.br/colunas/icami-tiba/2008/10/21/educacao-familiar-e-projeto-de-formacao-e-construcao-de-cidadaos-eticos.htm

Back To Top