skip to Main Content
Copop SITE – 5 Erros

5 ERROS QUE OS PAIS COMETEM NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Se o seu filho vai passar por adaptação escolar, seja pela primeira vez ou em uma nova instituição, quanto antes trabalhar isso, melhor – para ele e para você. Afinal, não dá para negar que é um momento delicado para toda a família. A criança, de repente, se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver e os pais mal conseguem conter o pavor de imaginar seu “tesouro” sendo entregue aos cuidados dos educadores. Para fazer essa nova etapa na vida das crianças se tornar um pouco mais fácil, veja o que deve ser evitado no comportamento dos pais nesse período de adaptação escolar:

1 – Sentir culpa por deixar o filho na escola;

Se a mãe trabalha, e seu período de licença-maternidade expirou, ela acha que deveria estar em casa, se dedicando exclusivamente ao filho. Se a mãe é dona de casa, acha que não deveria ter essa janela, que deveria estar o tempo todo com a criança, e pensa se “homeschooling” não é a coisa certa. Não é preciso sentir culpa. Seu filho precisa adquirir autonomia e independência, e isso ele só vai conseguir se aprender a se distanciar da mãe.

2 – Chorar na porta da escola;

Seu filho entra, chorando, esperneando. E seus olhos se enchem de lágrimas. No outro dia, ele entra, feliz da vida, que até se esquece de te dar tchau. E rolam as lágrimas novamente. Porta de escola é um ambiente em que nós, mães, devemos posar de fortes, bem-sucedidas, felizes e realizadas. Não pelas outras mães que estão ali (até porque a gente sabe que nenhuma mãe é tão perfeita), mas pelos nossos filhos. Eles precisam sentir segurança. Se virem a mãe chorando, vão achar que algo está errado.

3 – Ligar a cada cinco minutos;

Durante período de adaptação escolar, tudo bem ligar uma ou duas vezes para saber se está tudo bem, se é preciso buscar o filho mais cedo. Se seu filho precisar, a escola vai te ligar. Conhecer o ambiente escolar e as pessoas com quem seu filho irá conviver é importante para confiar e não sofrer com essa separação.

4 – Oferecer recompensa para a criança ficar na escola;

Balas, tablet, McDonald’s, sorvete, casa da vó… Guarde essas armas para um outro combate. A escola deve ser algo legal, deve ser a própria recompensa. “Se você não comer tudo, amanhã não te deixo ir para a escola!” é o cenário ideal que devemos estabelecer.

5 – Atrasar para buscar;

Você prometeu buscar seu filho tal hora, certo? Esteja lá então. Nada mais triste para uma criança do que achar que foi esquecida. Uma coisa é você se atrasar vez ou outra por um motivo qualquer, mas se atrasar na época da adaptação escolar pode atrapalhar tudo e tornar essa etapa mais difícil para a criança.

Fonte: diiirce.com.br

Back To Top