6 DICAS PARA CONSEGUIR UMA PROMOÇÃO NO TRABALHO
Qualquer profissional que se preze e que adora o seu emprego quer evoluir na sua carreira, de preferência o mais depressa possível. Porém, no mundo competitivo em que hoje vivemos e trabalhamos, isso nem sempre é tão fácil como gostaríamos. Confira 6 dicas para te ajudar a alcançar uma promoção no trabalho:
1 – Entregue-se 100%
Enquanto não consegue a promoção dos seus sonhos, é crucial que se dedique às suas atuais tarefas a 100% – faça o que melhor sabe fazer, da melhor forma possível. Seja aquela pessoa que nunca falta a um dia de trabalho (a não ser que esteja realmente doente), a que chega sempre 5 minutos mais cedo e sai sempre 5 minutos mais tarde que todos os outros, esteja sempre disponível para a empresa.
2 – Produtividade acima da média.
Quem luta por uma promoção busca, naturalmente, pelas condições de trabalho melhores e por um salário mais atrativo, mas não é só isso. Quem quer ser promovido, quer porque sabe que tem tudo o que precisa para suceder nesse novo cargo e merece subir esse degrau. Ter talento é ótimo, mas não é suficiente: é preciso trabalhar, com afinco e profissionalismo, para construir uma reputação infalível… depois que venham todas as promoções e mais algumas.
3 – Seja popular
Quer seja uma pessoa extrovertida ou introvertida, é importante ser popular na empresa se quiser ser promovido. Por quê? As pessoas populares são mais vistas, se dão bem com todos os colegas, a sua ausência é sentida… se não se enquadra neste grupo de pessoas, comece já a melhorar as suas capacidades sociais. Faça questão de conhecer todos os seus colegas de trabalho, mesmo aqueles que não fazem parte do seu departamento, ajude-os e crie boas relações com o maior número de pessoas possível, principalmente aquelas que tomam as decisões mais importantes, como a atribuição de promoções.
4 – Tenha um mentor
Dentro de qualquer empresa que promova o crescimento profissional, pode ser uma boa ideia ter um mentor, alguém que já tenha escalado a escada corporativa, com uma vasta experiência e que esteja disponível para o ajudar a fazer o mesmo. Além de poder abrir muitas portas, um mentor é a pessoa que pode sugerir e apoiar o seu nome na hora de uma promoção ou até prepará-lo para assumir o seu próprio cargo, no caso de uma reforma.
5 – Seja versátil
Hoje em dia, um profissional tem que ser versátil, ou seja, tem que saber vestir a camisa ou então mais do que uma – tem que trabalhar tão bem a título individual, como em equipe; tem que saber ser um bom líder e saber ser liderado; tem que saber quando deve se manifestar e quando deve optar pelo silêncio; tem que alterar métodos de trabalho, se necessário – tudo isto com conta, peso e medida.
6 – Continue a aprender
A formação contínua é fundamental para quem quer avançar na carreira e tornar-se um verdadeiro especialista. Não descarte as hipóteses de fazer cursos de formação, de frequentar seminários com profissionais de renome mundial, de apostar num mestrado, doutorado ou MBA. Especialize-se numa área que se encontra em franca expansão dentro da sua empresa, aprenda uma segunda ou terceira língua que possa ser útil… as possibilidades são muitas.
Fonte: http://picaroponto.com/artigos/8-dicas-para-conseguir-promocao