skip to Main Content
Copop SITE – TDAH

TDAH – O QUE É E COMO IDENTIFICAR SE SEU FILHO POSSUI

“TDAH” é a sigla usada para um distúrbio chamado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Ela é uma doença neuropsiquiátrica crônica, que se inicia na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo ao longo de seu desenvolvimento.

 Para se ter ideia da complexidade do diagnóstico do TDAH em crianças, é necessário que haja a manifestação de no mínimo 6 sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. Só aí o médico passa a considerar o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Por isso é fundamental ter sempre em perspectiva o fato de que nem toda criança, adolescente ou adulto que apresenta sinais de agitação (hiperatividade), desatenção e/ou impulsividade tem TDAH.

“Todo mundo, em certo grau, é disperso e tem dificuldade para manter-se focado, mas o fator determinante para saber se a criança pode ter TDAH é o prejuízo que esses sinais trazem à vida dela”, diz o psiquiatra Paulo Mattos, presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). O TDAH é um dos transtornos mentais que mais afetam as crianças, só perdendo para a ansiedade e os distúrbios de aprendizagem. “Cerca de 5% das crianças e adolescentes, independentemente do país onde vivam, sofrem com o problema”, diz Mattos.

Para detectar a condição, o médico segue uma lista de 18 perguntas, que são respondidas pela criança, pelos pais e professores. Com base na quantificação das respostas e da intensidade dos sintomas listados, consegue-se identificar se ela tem déficit de atenção, hiperatividade ou uma combinação dos dois. Em casa, se você tiver uma criança na idade pré-escolar e escolar, você pode ficar atento para os seguintes sintomas:

  • Excesso de agitação e impulsividade: criança que geralmente perturba o ambiente escolar e tem seus relacionamento afetados. Está associado a um maior risco de acidentes (tombos, queimaduras, etc.) e é difícil de ser controlado no grupo. É uma criança considerada “problemática” e acaba sendo isolada do grupo – não recebe convites para festas de aniversários ou para dormir na casa de colegas.
  • Desatenção: crianças com dificuldade de completar as tarefas propostas, desorganizada e distraída. Têm prejuízo no desempenho escolar.

Se seu filho se encaixa em todas elas, é preciso ir em busca de um acompanhamento psicológico.

Fontes: tdah.novartis.com.br / bebe.abril.com.br

Back To Top