SABE PORQUE É TÃO IMPORTANTE BRINCAR AO AR LIVRE?
A partir do momento que a criança começa a andar, o seu desenvolvimento dá um salto em todas as áreas. Estimular este desenvolvimento com brincadeiras e atividades ao ar livre permite à criança explorar todo o seu potencial, adquirir hábitos de vida saudáveis e a respeitar a Natureza.
COM A MOBILIDADE, A COMPETÊNCIA DA CRIANÇA AUMENTA SUBITAMENTE
As crianças gostam de andar e de correr desde que começam a gatinhar. Ganhar mobilidade é uma forma de ser independente e de explorar locais que de outra forma são inacessíveis. Por isso, a mobilidade é um passo gigante no desenvolvimento da criança a todos os níveis.
Para ter a noção da distância e da direção, a criança precisa de se movimentar. Para estender a distância, é preciso ter uma noção do tempo que demora a ir de um lado para o outro e a que velocidade. A partir do momento em que a criança começa a andar, nunca mais para. Assim que souber andar, poderá sentar-se, levantar-se, inclinar-se para apanhar um brinquedo, andar em círculo, correr e saltar.
Para poder deslocar-se, a criança precisa de espaço e de diferentes estímulos ambientais. Os parques infantis são excelentes para a criança praticar as suas habilidades motoras, para se divertir e interagir com outras crianças. Como o espaço é partilhado, também aprende normas sociais como esperar pela sua vez, dar lugar o seu lugar a outra criança para brincar ou jogar em conjunto.
Outras atividades contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora. Como jogar à bola, correr, andar de bicicleta ou de patins. Estas atividades implicam espaço e são uma boa oportunidade para ir a um parque ao ar livre.
Por tudo isto, a mobilidade é acompanhada por um salto na memória e na capacidade de entendimento da criança. O despertar da curiosidade, a oportunidade de fazer coisas novas e diferentes são muito importantes para a aprendizagem. O entusiasmo da criança perante as suas novas capacidades é a mola para que se desenvolva em todas as áreas.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
À medida que a criança cresce, o seu corpo alonga e modifica-se. As capacidades físicas evoluem e envolve o aperfeiçoamento to equilíbrio, o desenvolvimento de movimentos flexíveis, a capacidade de lidar com vários tipos de terreno, o aumento da velocidade, a capacidade de parar e voltar a andar e de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
As atividades físicas ajudam a desenvolver todas estas capacidades. Estar ativo, praticar desporto ou brincar ao ar livre, é importante não só para suportar o profundo desenvolvimento que ocorre no período na infância, mas, também, para combater a obesidade, diminuir a ansiedade, aproveitar os tempos livres para brincar e para a família passar tempo a fazer atividades em conjunto.