skip to Main Content
Copop SITE – Como Ajudar O Seu Filho

COMO AJUDAR O SEU FILHO A APRENDER A LER DESDE CEDO

Muito antes de a criança ser capaz de reconhecer letras, está a desenvolver uma série de competências que a prepara para aprender a ler. Ouvir e falar são as bases indispensáveis para o desenvolvimento das primeiras competências. As crianças aprendem a ler combinando e juntando sons para formar uma palavra.

Este conjunto de competências é designado como consciência fonológica. Uma ótima forma de desenvolver estas competências fonológicas é com a rima e a aliteração. As rimas infantis são uma forma bastante interessante para a estimulação e o desenvolvimento da linguagem logo desde cedo. A uma primeira vista, as rimas parecem ser brincadeiras frívolas e músicas sem sentido que aprendemos e passamos de geração em geração.

Mas… sabia que as rimas encorajam a criança a adivinhar e prever palavras?

A antecipação de palavras é uma ótima base para aprender a ler, uma vez que ajuda o pequeno leitor a fazer previsões sobre o que acontecerá na história. Esta antecipação auxilia a compreensão da narrativa, ajudando a criança perante dificuldades na leitura de determinada palavra. As ilustrações dos livros também fornecem pistas para os iniciantes na leitura. As rimas ensinam a criança acerca dos sons semelhantes ou parecidos que existem nas palavras, ajudando-a a aprender conjuntos de palavras, tais como “cão, mão, balão, sabão, …”.

O treino destas competências leva à construção de uma biblioteca de sons no seu cérebro. O ritmo e a melodia que é empregue às rimas mostram à criança a “batida constante” e o ritmo da linguagem, que ajuda não apenas na leitura em voz alta, assim como na conversação.

Aprender esta noção de ritmo permite a aprendizagem da noção de sílaba e onde colocar entoação nas palavras, aspetos importantes para aprender a ler. Os aspectos e variações da entoação, ritmo e acentuação na linguagem são pedras angulares para a fala!

As crianças adoram a imitação e a repetição. Confirme isto com um pai/mãe que tenha um filho que grite “Mais! Mais!” ou “Outra vez! Outra vez!” depois de uma música preferida, livro, jogo (ou comida!).

Repetindo sons e palavras, praticando palavras que começam pela mesma letra (ex: O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia), ou que terminam com o mesmo som (ex: O balão do João/ sobe, sobe pelo ar/ está feliz o petiz/ a cantarolar), ajudam a criança a dar forma a letras e palavras.

Back To Top