EDUCAÇÃO FAMILIAR X EDUCAÇÃO ESCOLAR
A criança e o adolescente no convívio escolar é reflexo da atenção que tem em casa; mas o pior, é que também são fruto da atenção que deixam de ter. A educação familiar sempre será base para o comportamento do indivíduo em formação na sociedade em que está inserido.
É muito preocupante que pais se eximam de certas responsabilidades, como o diálogo sobre sexo, sobre drogas, sobre respeito para com as pessoas e relacionamentos inter pessoais; uma vez que acreditam ser somente papel da escola o enfoque destes temas.
Inevitavelmente mediante um quadro social onde educação familiar por muitas famílias é posta em segundo plano; o aluno acaba encontrando no professor um amigo e um porto seguro, onde possa sanar suas duvidas e seus anseios.
Não que a escola não deva basear-se em temais paralelos e transversais, muito pelo contrário, deve sim pautar-se em temas curiosos e pertinentes ao dia a dia dos alunos, porém esta estrutura deve vir de casa; para que a escola possa ser um complemento dos conceitos atitudinais, ou seja, parceira dos pais na formação dos jovens cidadãos.
Portanto mostre, aponte e seja exemplo de valores humanos para seus filhos, porque o jovem bem assistido pela sua família terá certamente bagagem suficiente para transmitir amor e respeito ao mundo.
Texto: Professor Tiago Ortaet
Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/364416