skip to Main Content
Copop SITE – Separação Dos Pais

SEPARAÇÃO DOS PAIS – COMO LIDAR COM OS FILHOS

Pais que se mantêm atentos a seus filhos ao longo de todo o processo de separação são capazes de captar tanto os sinais evidentes de sofrimento como os sinais mais sutis de que seus filhos — de qualquer idade — demonstram. Esta atenção é essencial para que os pais possam estar aptos a oferecer ajuda.

É evidente que o impacto psicológico no casal ao se separar também é muito grande, mas faz-se necessário que nenhum membro da família seja negligenciado ao longo do caminho de criação de uma nova rotina pós separação.

Estar atento à criança não significa sufoca-la com uma vigilância incessante, muito menos cair na clássica tentativa de “compensação” dos filhos por meio de presentes ou flexibilização de limites. Esta atenção deve sempre estar voltada para a abertura de um diálogo horizontalizado para que os jovens se sintam livres para se expressar e encontrem apoio para trabalhar as novas problemáticas advindas da transição na estrutura familiar, incluindo a oferta de ajuda profissional.

Nesses casos, a Psicologia Infantil possui diversos recursos para trabalhar com os jovens de maneira mais aprofundada e contínua um possível trauma que se estabeleça por conta das dificuldades da separação. Além disso, os profissionais indicam alguns caminhos para facilitar a transição familiar que sempre passam pela sinceridade de diálogo com todos os membros da família. Encontrar com o ex-cônjuge regras comuns para lidar com as crianças, observar a manutenção de rotina similar em ambas as casas novas e manter uma relação cordial e respeitosa entre pares, também constituem fatores que facilitam muito para as crianças.

O Coaching também tem se mostrado eficaz no auxílio às questões ligadas ao divórcio. Temos relatos de atendimentos tanto de pais quanto de crianças por coaches que utilizam o método Kids Coaching com resultados positivos. Uma abordagem coaching pode ser muito produtiva para que os pais encontrem novas perspectivas pós separação, coloquem em prática novos hábitos e atinjam lugares de felicidade e satisfação pessoal para além do antigo casamento.

A metodologia também é benéfica para os filhos, possibilitando que eles possam lidar de maneira mais consciente com as novas problemáticas apresentadas pelo mundo e construir seu senso de auto responsabilidade e auto-gestão e consigam encontrar um caminho saudável de expressão dos seus pensamentos e sentimentos.

Back To Top