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5 DINÂMICAS PARA DEIXAR A SUA EQUIPE BEM AFINADA

Não há dúvida que as dinâmicas de grupo trazem uma contribuição importante para as equipes de trabalho.

O psicólogo Lev Vygotsky, que foi o proponente da psicologia cultural histórica, cujo trabalho influencia os gestores até os dias de hoje, sustentava que, quando estão em conjunto, as pessoas colaboram mutuamente para o progresso umas das outras.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, gestores, coachs e profissionais de RH acreditam que só há sucesso em um projeto quando a equipe está bem afinada.

Sem uma boa integração, não há como concretizar os objetivos, ainda que os componentes da equipe possuam muita competência para isso.

Conheça algumas dinâmicas rápidas.

1. Dinâmica da Ilha Deserta

Trata-se de um exercício bastante simples, mas que pode trazer ótimos resultados, como a dissolução de conflitos ou a melhora nos relacionamentos interpessoais.

A dinâmica consiste em encaminhar um mini questionário a todos os participantes, propondo que respondam a três questões:

  • Se você estivesse perdido em uma ilha deserta, qual membro do grupo você gostaria que estivesse com você?
  • Caso você ganhasse uma viagem com direito a três acompanhantes, quais colegas da equipe levaria?
  • Se precisasse organizar um evento, qual colega escolheria para ajudá-lo nessa tarefa?

As três respostas devem conter não apenas os nomes, mas também as justificativas.

O preenchimento dos cartões é feito de forma discreta (sem que ninguém veja), e o autor não é identificado.

Em seguida, cada questionário é colocado em um envelope e, então, dentro de uma caixa fechada.

Depois, todos os participantes se reúnem em uma roda e o líder da dinâmica pede que cada um deles comente sobre as justificativas utilizadas para as escolhas de companhias, sem a menção de nomes.

As palavras-chave principais são, então, transpostas para um quadro e se transformam em valores importantes de companheirismo.

2. Dinâmica do Tesouro Da Ilha

Essa dinâmica é mais competitiva, pois se trata de um jogo, um desafio a ser vencido.

O exercício deve ser realizado em pares.

Nesse caso, o gestor coloca, em um canto da sala, uma folha de jornal aberta e uma caixa de bombons em cima.

Na outra extremidade da sala, há outras folhas de jornal (uma para cada dupla).

Assim, os pares devem ficar lado lado sobre a sua folha, que será utilizada como ‘meio de transporte’ para chegar ao tesouro.

Não é permitido rasgar o jornal nem pisar no chão.

Assim, cada dupla precisa de muita sincronia para arrastar-se, passo a passo, rumo à caixa de bombons.

Quem chega primeiro ganha o tesouro.

Se dois pares chegam juntos, o prêmio é dividido.

Depois, o gestor pede aos colaboradores um feedback de seus aprendizados.

3. Dinâmica das Mãos Dadas

Esse exercício é bastante rápido.

Em primeiro lugar, reúna a equipe em uma sala.

Na segunda etapa, peça para que todos formem um círculo, de mãos dadas.

Em seguida, cada participante deve memorizar quem está do seu lado direito e quem está do seu lado esquerdo.

Depois, diga para o grupo para se dispersar, se distrair e andar pela sala.

Após alguns minutos, coloque uma cartolina grande e colorida no chão, no centro da sala, e solicite que todos “entrem” nessa cartolina.

Depois de se acomodarem, peça para lembrarem da formação inicial do círculo, que eram seus “vizinhos”, e solicite para que eles formem novamente o círculo original, sem sair da cartolina.

Ao realizarem essa tarefa, os membros da equipe aprendem que podem fazer mais quando conjugam suas competências e trabalham alinhados.

4. Dinâmica do Desafio

Como o próprio nome indica, essa dinâmica deve ser utilizada quando se deseja mostrar ao grupo a importância de aceitar novos desafios e também motivá-los para isso.

Ela requer um pouco mais de planejamento e recursos.

Em primeiro lugar, é preciso dispor de uma caixa preta ou escura, sem transparências, pois o conteúdo não pode aparecer.

Dentro da caixa, ficam as regras do jogo, ou seja, os desafios que devem ser cumpridos.

A equipe deve ser dividida em dois grupos, com o mesmo número de participantes em ambos.

Os grupos formam, então, um círculo único, porém intercalando os participantes.

Assim, os membros do mesmo grupo nunca podem ficar lado a lado.

Formado o círculo, a caixa escura deve ser entregue a um dos participantes, de forma totalmente aleatória.

Em seguida, começa, de fato, o jogo.

Coloque uma música para tocar.

Enquanto se ouve a melodia, a caixinha deve ser passada adiante livremente entre os participantes.

Quando a música para, aquele membro que está com a caixa pode:

  • Cumprir o desafio que for apresentado
  • Indicar outro participante para cumprir o desafio
  • Passar a caixinha para alguém do outro grupo.

E agora?

Bom, a pessoa que aceitar e realizar o desafio conquista três pontos para o seu grupo.

Quando não realizar, sofre consequências: é excluída do jogo, e seu grupo perde quatro pontos.

A cada rodada, novos desafios são lançados e cada grupo tem, no máximo, três chances de negar um desafio.

Aquele que segura a caixa e nega, no entanto, não pode a devolver para a mesma pessoa

Na quarta vez, quem pega a caixa tem de enfrentar o desafio, obrigatoriamente.

Para tornar a dinâmica mais divertida, é interessante que o líder da atividade faça uma surpresa no final.

Na última rodada, o “desafio” dentro da caixa revela um pacote de bombons.

Então, a equipe pode aceitar comer sozinha ou compartilhar com a adversária.

5. Dinâmica da Observação

Em meio a correria do dia a dia, quase não damos atenção aos nossos colegas e outras pessoas que nos cercam, não é mesmo.

Para mudar um pouco essa situação, a dica é investir na dinâmica da observação.

O exercício consiste em reunir a equipe, formando um círculo.

Em seguida, todos devem fechar os olhos.

Feito isso, o gestor dará início a uma rodada de perguntas relativas à apresentação dos integrantes.

Ele pode perguntar, por exemplo, quem está de casaco azul ou quem usa um lenço amarelo.

Quem lembrar da resposta deve levantar a mão, sempre que o primeiro sempre terá prioridade.

A cada resposta certa o membro ganha um ponto, e quem somar mais pontos ganhará um prêmio.

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