Critchley, em 1975, foi feliz ao conceituar que a “linguagem é a expressão e a recepção de idéias e sentimentos”.
Entende-se então, que a linguagem é a forma peculiar de se comunicar por meio de símbolos gestuais, orais ou escritos.
Além do transtorno específico da linguagem oral, será necessário abordar alterações da fonação ou distonias, articulação da palavra como, as disartrias e dislalias, os distúrbios do ritmo, a gagueira e o retardamento do desenvolvimento da fala.
Distúrbios da Fonação
Podem ser causados por:
a) Má formação dos órgãos da boca e defeitos na laringe por exemplo.
b) Comprometimento dos órgãos do sentido.
c) Deficiência no movimento dos maxilares, o que impede a articulação correta das palavras.
Vale lembrar que existe uma disfonia transitória, que ocorre no desenvolvimento normal do adolescente, relacionado a fatores hormonais. Em casos raros podem ser persistentes devido a fatores emocionais.
Distúrbio do Ritmo
Os que mais se destacam é a gagueira, as alterações da fala (taquilalia, bradilalia e o clustter).
A gagueira é a mais comum e consiste na interrupção normal da fala. Nos casos mais graves deve receber tratamento fonaudiólógico.
. Atraso no Desenvolvimento da Fala
Caracterizam-se por um vocabulário pobre, dificuldades na articulação de palavra, trocas e inversões de fonemas.
Existem ainda crianças que falam como se tivessem menos idade, devida á superproteção ou por defeito da educação, ou quando adultos usam fala infantilizada para se dirigir a criança.
Outra situação que causa grave comprometimento da comunicação, é o autismo infantil.
Disartria
A Disartria é uma alteração na expressão verbal, causada por uma alteração no controle muscular dos mecanismos da fala. Compreende as disfunções motoras de respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia.
a) Respiração: O controle deficiente da expiração e inspiração interferirá na entonação, prejudicando a inteligibilidade da fala
b) Prosódia: Muitos disartricos têm uma entonação e prosódia distorcidas.
c) Fonação: A paralisia das pregas vocais resultará em um som fraco e abafado e fará com que o paciente se canse facilmente. O volume da voz cairá após um certo período da fala ou no final da oração.
d) Ressonância: Se há insuficiência palatal, a qualidade da voz terá baixa ressonância (hiponasalidade) ou muita ressonância (hipernasalidade).
e) Articulação: A redução da atividade neuromuscular da língua, lábios, palato mole e mandíbula produzem alteração de fala.
A disartria pode ser causada por um processo traumático craniocervical, tumores benignos ou malignos do cérebro, lesão vascular encefálica, doenças infecciosas, metabólicas, tóxicas ou degenerativas do sistema nervoso ou muscular.
Afasias
Impossibilidade ou dificuldade de expressão da linguagem, ou seja, transtorno da comunicação. E fazem parte desse processo de funções, as gnosias, praxias, memória e afeto. Dependendo da área do cérebro afetada, a afasia divide-se em quatro tipos:
a) Afasia de Broca
b) Afasia de Wernicke
c) Afasia de Condução
d) Afasia Global
Afasia de Broca
A Afasia de Broca, responsável pelo processamento da linguagem, produção da fala e compreensão. Ela causa algumas dificuldades como:
* Na área de cálculos e escrita
* Em reconhecer sons
* Em articular os sons
Em encontrar as palavras adequadas para as situações. O indivíduo sempre utiliza a mesma palavra ou frase para diferentes situações de comunicação.
Afasia de Wernicke
Este tipo de afasia é caracterizado com elementos opostos aos da afasia de broca:
* Fala fluente, mas com pouco sentido
* Fala espontânea, mas de modo vago
* Os indivíduos não conseguem perceber seu déficit
* Recuperação mais difícil
Indivíduo que possui afasia de Wernicke, de uma hora para a outra, muda de assunto, o assunto não faz mais sentido, por terem uma fala muito fluente e substituir determinadas palavras por outras que não dão sentido algum ao que está sendo dito.
Afasia de Condução
A afasia de Condução é um distúrbio voltado para a compreensão.
É um tipo de afasia que não possui muitas características, a principal dificuldade causada por ela é a de se fazer repetições.
Afasia Global
Diferente dos demais tipos de Afasia, não têm limitações, apresentando todos os aspectos dos outros tipos de afasia em um único indivíduo:
* Perda de compreensão
* Perda da fala
* Não consegue fazer leitura
* Não consegue escrever
Disfasias
Inabilidade para adquirir a linguagem oral, e varia com a gravidade do comprometimento e com a evolução.