QUAL A DIFERENÇA ENTRE APRAXIA E DISPRAXIA?
Dispraxia é a falta de movimentos intencionais coordenados apesar de ter o desejo de fazer isso e é uma desordem de desenvolvimento. Apraxia é uma desordem de desenvolvimento adquirida em em idade mais avançada, onde a capacidade de execução de habilidades já aprendidas está perdida, apesar de ter o desejo e a força para realizá-las. Ambas são condições neurológicas incuráveis, que precisam de terapia física e psicológica para trazer a independência pessoal ao paciente.
A principal diferença entre apraxia e dispraxia é que na apraxia a capacidade está presente mas não é possível executar funções enquanto que na dispraxia a capacidade em si é perdida.
Ambos os distúrbios são incuráveis e tendem a persistir ao longo da vida. Há margem para melhorias com o emprego rigoroso de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia para apraxia, bem como para dispraxia. Melhoria é muitas vezes vista em crianças com dispraxia que são iniciadas precocemente em exercícios físicos simples para construir coordenação. Lentamente, a criança dispráxica pode ser ensinadas a fazer várias tarefas simples de tal forma que vai ser independente. Os pais precisam ser orientados, nestes casos, especialmente na dispraxia, já que a falta de locomoção e movimento podem ser muito decepcionantes.
Fonte: psicoativo.com