CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Sabemos que uma boa equipe de trabalho é composta por membros com diferentes habilidades, que se complementam para alcançar os objetivos da equipe. Acontece que, muitas vezes esta mescla de habilidades diferentes também significa a mistura de personalidades diferentes, que nem sempre convivem em harmonia.
No ambiente de trabalho geralmente não somos nós que escolhemos nossos colegas, e por isso, precisamos aprender a conviver com diferentes temperamentos e comportamentos. Algumas diferenças que podem causar conflitos no ambiente de trabalho são os diferentes tipos de humor, as formas de comunicação, e o ritmo de trabalho.
Enquanto alguns profissionais gostam de bater papo, contar piadas e sair de mesa em mesa conversando sobre os resultados do futebol do final de semana, outros são mais introvertidos, e preferem se concentrar no trabalho. O profissional mais focado pode achar que o colega mais comunicativo é inconveniente e lhe tira a concentração, da mesma forma que sua postura mais retraída pode ser interpretada como falta de simpatia.
A forma de comunicação também pode gerar desconforto no ambiente de trabalho. Algumas pessoas usam uma linguagem mais direta e menos formal, e isso pode parecer ofensivo para alguns colegas que não estão acostumados com esse vocabulário diferente.
Vários tipos de personalidades e comportamentos convivem no mesmo ambiente de trabalho, por isso, é importante respeitarmos essas diferenças e sabermos que nossa forma de agir pode incomodar os colegas. Da mesma forma que queremos que respeitem nossa forma de agir e pensar, devemos respeitar as formas de agir e pensar dos nossos colegas. Claro que, tudo isso com bom senso.
Sejam quais forem essas diferenças, é importante que cada membro, da sua forma e com suas habilidades, trabalhe para que os objetivos da equipe sejam alcançados. Imagine um time composto com onze atacantes habilidosos, com certeza teria na defesa um ponto fraco. Da mesma forma que um time com onze ótimos goleiros teria dificuldades para fazer gol.
O filme Treze Homens e um Novo Segredo (Ocean’s Thirteen – Warner Bros) mostra como é importante que as equipes sejam compostas por membros com habilidades que se complementam. No filme, o objetivo só pode ser alcançado com a soma dos variados talentos e personalidade de cada um, e mesmo sendo muito diferentes uns dos outros, todos são indispensáveis para o sucesso do plano.
Para um líder é importante saber administrar e tirar o máximo dessa diversidade, e acima de tudo, entender que deve adaptar sua forma de liderar cada integrante da equipe. Atualmente temos as Gerações Y, X e os Baby Boomers dividindo o mesmo espaço de trabalho, e isso faz com que as diferenças de personalidade e comportamento sejam ainda maiores. E a Geração Z também já está chegando.
Aproveite para aprender com a diversidade. Uma pessoa com uma visão diferente da sua pode lhe ensinar novas formas solucionar questões que para você pareciam complicadas. Saber lidar com as diferenças no ambiente de trabalho é um ponto fundamental para seu sucesso profissional.
Fonte: http://euquerotrabalho.com/convivendo-com-as-diferencas-no-ambiente-de-trabalho.html