ARTETERAPIA – O QUE É E COMO AJUDA NO PROCESSO CRIATIVO DAS CRIANÇAS
A psicopedagogia é uma ciência que estuda o ser que aprende (criança, adolescente, adulto), nas suas dimensões: cognitiva, afetiva-social, psicomotora, considerando o “sujeito-aprendiz” como uma totalidade única e incompleta, construindo e reconstruindo suas aprendizagens, em eterno processo de “vir-a-ser”.
O primeiro passo para o fazer psicopedagógico se constitui através de uma “avaliação diagnóstica” a fim de perceber em que momento do percurso da aprendizagem do sujeito houve uma paralisação, perda, ou falta de desejo. A dinâmica familiar, a proposta e método pedagógicos da escola aliados ao estilo de aprendizagem do aluno fazem parte dessa avaliação.
Em seguida, o trabalho de intervenção na área da clínica, atuará no sentido de reintegrar o aprendiz em seu contexto de aprendizagem de forma que resgate seu poder de simbolizar, de criar e atuar de maneira ativa na construção do próprio conhecimento. Esse trabalho usa a linguagem verbal e não verbal como possibilidades mediadoras para que o aprendiz entre em contato com o objeto do conhecimento de outra maneira.
Por meio de jogos, exercícios de raciocínio, histórias (criadas e lidas), atividades expressivas permeadas pela arte, abrem-se novas possibilidades e matrizes que buscarão valorizar o potencial, já presente, mas adormecido no sujeito que aprende. Novos vínculos diante de situações escolares e da vida se instauram, novas qualidades de aprendizagens renascem.
É neste momento da terapia psicopedagógica que a Arteterapia surge para que as atividades possam ser potencializadas através da arte. Nesta prática clínica, os estudos relacionados a este campo do conhecimento vêm sendo comprovados e validados cada vez mais, pois atividades expressivas – desenho, pintura, histórias, colagens, argila, dramatizações – oferecem uma ampliação da consciência autorizando que o aprendiz acredite e credite em sua capacidade criadora para quebrar amarras presentes na atuação acadêmica.
Através de atividades expressivas a criança/o adolescente poderá entrar em contato com seus medos e angústias de outra maneira, dando forma e voz aos monstros que possam habitar seu universo particular, restaurando e ressignificando sua própria história de vida.
Fonte: http://www.colegioalmeidajunior.com.br/blog/2016/11/01/psicopedagogia-e-arteterapia-aproximacoes/