skip to Main Content
COPOP SITE – DIA DO SILÊNCIO

A QUIETUDE: COMO O SILÊNCIO AJUDA NO SEU BEM ESTAR

Com o avanço da tecnologia, a gente experimenta cada vez mais um mundo cheio de estímulos e indiscutivelmente ruidoso. São diferentes mídias reproduzindo toques, alertas, notificações, vídeos, músicas e bipes para chamar nossa atenção.

Vários estudos comprovam que esta poluição sonora, por exemplo, está relacionada diretamente com os altos níveis de estresse da vida moderna. E isso traz sintomas como problemas no sono, dificuldades de concentração, doenças cardiovasculares e até distúrbios digestivos (você que tem o hábito de comer em ambiente barulhento sabe do que estamos falando).

Então, neste dia 7 de maio, comemora-se o Dia do Silêncio. A origem da data não é um consenso, mas seu objetivo é claro: convidar as pessoas a tirar um tempo durante o dia para desfrutar do total silêncio. Confira quatro práticas que a quietude poderá ajudar no seu bem estar:

1 – Encontre uma brecha de tempo para ficar em silêncio:
É importante estabelecer um período no dia para adotar essas práticas. Conforme vamos experimentando e gostando, aprovando os benefícios de trazer isso para a nossa rotina, a gente pode ir aumentando esses períodos então (como uma hora).

2 – Tente reduzir o número de estímulos:
Tais como deixar a TV ligada, ouvir música o tempo todo, assistir vídeos. Depois, tente não levar estes estímulos a todos os lugares. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Não leve o celular junto a qualquer lugar, como quando for tomar banho ou quando estiver cozinhando ou comendo. A gente se distrai com essas mídias. Em vez de colocar um ruído artificial, use os sons que se apresentam de forma espontânea naquele momento da vida.

3 – Experimente reduzir a quantidade de ruídos ao realizar as tarefas:
Como, por exemplo, fechar as portas com mais cuidado em vez de batê-las fazendo barulho. Tente manusear os utensílios com mais cuidado, como panelas ou louças. Experimente pisar no chão de maneira mais suave e silenciosa ao andar, como se estivesse querendo evitar acordar uma pessoa. Tente levar isso para o restante do dia. Esse tipo de prática, além de ser um cuidado e respeito quando se trabalha em equipe ou se mora com mais pessoas, é um autocuidado, que promove bem-estar, autoconfiança, amor próprio.

4 – Proponha-se a mais ouvir do que falar:
Assim, a gente pode desenvolver a habilidade não só de ouvir, mas de compreender o mundo. Ouvir a nós mesmos para conseguir ter um estilo de vida mais introspectivo. A gente percebe um estilo de vida mais angustiante, que pode estar relacionado ao volume de estímulos e barulhos que a gente consome. Ao silenciar estes ruídos externos, a gente evidencia os internos. Estar em paz com os próprios pensamentos é um desafio. Nem todas as pessoas estão dispostas a ter esse nível de intimidade, por isso buscam estímulos e barulho como forma de distração. Nos não nos sentimos bem quando estamos sozinhos com nós mesmos, por isso buscamos coisas fora de nós, com a ideia de nos completarmos.

Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/saude/dia-do-silencio-os-beneficios-da-quietude-e-4-dicas-praticas-para-ter-mais-bem-estar/

Back To Top