A dislexia é um problema complexo que tem suas raízes nos sistemas cerebrais, associadas a perturbações e orientação, tempo, linguagem, escrita, soletração, memória, percepção visual e auditiva, habilidades motoras e sensoriais. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. A criança disléxica tem dificuldades em compreender o que está escrito e de escrever o que está pensando. Quando tenta expressar-se no papel, o faz de maneira incorreta e o leitor não compreende as suas idéias. A leitura se torna um grande esforço para ela, pois toda palavra que ela lê aparenta ser nova e desconhecida. Para simplificar, pode-se dizer que a dislexia é causada por alterações nas áreas do cérebro responsáveis pelos sons da linguagem e do sistema que transforma o som em escrita.
Divide-se em auditiva e visual.
a) Auditiva
Dificuldades significativas para discriminação de sons, letras e palavras compostas, falhas na memorização de padrões de sons, entre outras.
b) Visual
Dificuldades em seguir e reter as sequências, reversões e inversões de letras.
É frequente a associação das duas formas em diferentes combinações e intensidades.
Na dislexia deve ser sempre observado que as diferenças são pessoais, o diagnostico é clínico, o entendimento é cientifico, e o tratamento é educacional. (International Dyslexia Society).