skip to Main Content
Copop SITE – 10 Sintomas

DEZ SINTOMAS DE QUE VOCÊ TEM DISPRAXIA

Você está em dúvida se tem dispraxia? Fique ligado em alguns dos sintomas.

1. Você é muito desajeitado

A dispraxia era conhecida como “síndrome da criança desajeitada” nos anos 70, embora os especialistas já não usem o termo. Enquanto o rótulo pode descrever algumas crianças com dispraxia – pois entre os sintomas mais comuns estão a falta de jeito, como tropeçar em si mesmo ou deixar cair coisas ou bater nas coisas – muitas pessoas com dispraxia não são desajeitadas, e nem são crianças.

2. Seu equilíbrio não é bom

Manter-se parado em pé pode, muitas vezes, ser um desafio para os indivíduos portadores da Dispraxia.

3. Fazer duas coisas ao mesmo tempo é uma tarefa exaustiva

Algumas pessoas com dispraxia acham quase impossível segurar dois objetos em mãos separadas ao mesmo tempo. Não é apenas a multitarefa física que é difícil: o ato de ouvir e ler ao mesmo tempo, não importa o quanto se concentrem, o indivíduo não consegue realizar. Se o som for alto, é uma luta para ler uma palavra – até mesmo um outdoor.

4. Você tem dificuldade nas tarefas diárias que envolvem movimento

Imagina: Você chegou cedo para um jantar, e está ajudando – ou tentando ajudar – o anfitrião na preparação. Todo mundo está se movendo pela cozinha, conversando. Quanto a você, você está silenciosamente tentando se concentrar em:

Não trombar em ninguém;

Não tropeçar;

Não permitir que uma parte do corpo  derrube o prato principal;

Escolher um objeto para pegar / misturar / limpar;

Se dirigir para o referido objeto e realmente pegar / misturar / limpar, e;

Dar a impressão de que você está sendo útil e não apenas ficar na cozinha como um animal de estimação com fome.

Você quer ajudar, mas, gente, isso é cansativo. Isso parece familiar?

5. Você tem problemas coordenando o lado direito e esquerdo

“Quase todas as crianças que eu vejo têm limitações da consciência e esquema corporal e isso atrapalha sua capacidade de acompanhar visualmente, fazer esportes, e assim por diante”, diz Susan Orloff, fundadora e chefe do Serviço de crianças especiais, que trata de aprendizagem e desafios no desenvolvimento de crianças e adolescentes em Atlanta.

Para outras pessoas, um “clássico” sintoma de dispraxia é a incapacidade de mostrar o lado esquerdo a partir do direito.

6. Você não sabe ao certo se é destro ou canhoto

Algumas pessoas com dispraxia usam ambas as mãos para realizar tarefas diárias, ao invés de uma dominante. Outras tem que se esforçar no uso de qualquer uma das mãos. Muitas pessoas dispráxicas são ambidestras.

7. Você não senta normalmente

Este sinal é estranho: Muitas pessoas não são capazes de sentar em uma cadeira normalmente. Em vez disso, para ficar confortável, algumas precisam sentar em um pé, ou com um joelho para cima, ou com as pernas cruzadas, ou com os pés sobre outra superfície. Isso a ajuda a equilibrar, de alguma forma. Se identifica?

8. Organização não é seu forte

Este sintoma é refletido na dificuldade de realizar afazeres, manter uma programação, lembrar-se de prioridades, etc. É quase indispensável ter algo que possa fazer esse planejamento por você, como o uso de lembretes eletrônicos nos dispositivos móveis, uma agenda ou um calendário que precisa ser constatemente consultado.

9. Você tem dificuldade em segurar mais de um objeto ao mesmo tempo.

O fato de você precisar se concentrar mais que o normal em fazer uma simples atividade, como segurar uma xícara, torna ainda mais difícil acrescentar mais um objeto nesta missão.

10. Dirigir é muito complicado

O portador desse distúrbio tem dificuldade em aprender uma sequência física, à exemplo da troca de marcha. O que para muitos é algo que se faz automaticamente, a pessoa com dispraxia não assimila do mesmo jeito. Juntando com o fato de que manejar um objeto requer concentração exclusiva, a direção de um veículo, que inclui atenção à diversos elementos e ações, se torna um grande desafio.

Fonte: apraxiabrasil.org

Back To Top