COMO A APARÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO AFETA NA RELAÇÃO COM O PACIENTE
A “aparência” é um assunto que fascina praticamente qualquer ser humano. Diversos estudos demonstram constantemente que a aparência física pode ter impactos e fazer diferenças enormes nas atitudes e mentalidade das pessoas. Muitos indivíduos, por exemplo, costumam relacionar a beleza com inteligência, sucesso, bondade e valor. Por conta disso é interessante notar o que as pesquisas mostram sobre a relação entre a beleza e o comportamento.
Suas relações e atitudes dentro do ambiente de trabalho são determinantes para a imagem que as pessoas têm de você dentro do seu espaço Psicopedagógico e/ou NeuroPsicopedagógico. Todo mundo sabe que a aparência é um quesito importante para a imagem de um profissional.
Se a pessoa é disciplinada o suficiente para cuidar do cabelo, unhas, barba, roupas, diariamente, dá-se a entender que ela terá este mesmo cuidado com as atividades profissionais que lhe são impostas. Uma boa aparência reflete a natureza cuidadosa e detalhista da pessoa, que não se atém à sua comodidade.
É importante ressaltar que uma boa imagem pessoal no ambiente de trabalho é algo que leva certo tempo para ser construída. Sua imagem não é você, mas como as pessoas o enxergam. Sendo assim, tão importante quanto aprimorar suas habilidades e competências, é deixá-las em evidência para as outras pessoas.
Para as Mulheres:
- Qualquer roupa com apelo sensual não é bem vista;
- Não ousar nos acessórios;
- Não usar saltos muito altos;
- Unhas decoradas ou pintadas com esmaltes muito fortes, demostra extravagância;
- Maquiagens muito pesadas (são adequadas para sair à noite)
- Perfumes muito marcantes (excessivamente fortes) podem causar desconforto para alguns pacientes;
- A maioria dos consultores de estilo não indicam o jeans, caso você vá usar, evite os que têm lavagens (processo que deixa o tecido de diferentes tons);
- Peças com aspecto de desleixo também causam uma imagem ruim, como sapatos mal engraxados, roupas desbotadas, descosturadas, com botões caindo, mal-passadas ou sujas. O mesmo vale para os cabelos que deverão estar sempre bem arrumados.
Para os homens:
- Roupas estampadas e (ou) muito coloridas não são bem indicadas;
- Não exagerar nos acessórios;
- Jeans e camisas polo podem ser usadas em alguns ambientes de trabalho, como no Espaço Pp e NPp . Lembrando que jeans deve ser tradicionais, sem exageros de bolsos, e estampas, evite os que têm lavagens (processo que deixa o tecido de diferentes tons). Não é indicado seguir certas tendencias quando se trata de trabalho.
- Se você usa barba, ela precisa ser bem feita, alinhada e limpa. Se optar por não usar, o rosto precisa estar bem afeitado sempre. O corte de cabelo também precisa estar em dia. E nunca se esqueça de aparar as unhas.
- Peças com aspecto de desleixo também causam uma imagem ruim, como sapatos mal engraxados, roupas desbotadas, descosturadas, com botões caindo, mal-passadas ou sujas.