skip to Main Content
Copop – SITE Brainspotting

BRAINSPOTTING – O QUE É E COMO FUNCIONA

Muitas vezes nos flagramos pensando em alguma coisa, perdidos em nossos pensamentos, e por algum motivo estamos olhando para determinado ponto, no espaço vazio. É como se, naquele ponto de observação, nossas divagações ficassem mais intensas, fizessem mais sentido. Em outros momentos, ficamos cabisbaixos, com os olhos fixos em algum ponto no chão. Considerado o espírito científico, o que aconteceria se, em vez de piscarmos os olhos e retomássemos nossas atividades diárias, continuássemos a olhar para esses pontos e observássemos o que acontece? Pois no Brainspotting é exatamente isso o que ocorre! Então concluímos que esse olhar, nesse ponto focalizado, interfere no modo como pensamos as coisas. Mais do que simples olhar, esse jeito de fixar o olhar parece interferir até mesmo no modo como nossa mente funciona, como se o olhar fosse uma janela para nosso cérebro.

Trata-se, portanto, de uma metodologia de tratamento psicoterapêutico focalizado, forte e poderoso que identifica, processa e libera as fontes neuropsicológicas de dor física/emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores. Pode também ser entendido como uma forma simultânea de diagnóstico e tratamento. Por suas técnicas aparentarem simplicidade, o Brainspotting oferece ao cliente um senso de contenção e de controle sobre o material perturbador que é elaborado.

Brainspotting funciona como uma ferramenta neurobiológica de apoio à relação terapêutica. Não existe substituto para a presença terapêutica, acolhedora e madura, com capacidade de incentivar o cliente em sofrimento a investir em uma relação segura, de confiança, na qual sinta-se ouvido, aceito e entendido. O Brainspotting oferece-nos uma ferramenta auxiliar dentro dessa relação clínica para elaborar sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente do paciente, de sua capacidade cognitiva e até mesmo linguística.

A intervenção atua em áreas profundas e primitivas do cérebro, propiciando acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do sistema nervoso central. Essa focalização ativa em regiões menos verbais promovem reações adaptativas de equilíbrio e sobrevivência do paciente em relação aos temas trabalhados. Trata-se de um tratamento com consequências positivas e ecológicas em nível psicológico, emocional e físico.

Fonte: http://espacodamente.com/o-que-e-brainspotting/

Back To Top