7 SINAIS DE QUE AS REDES SOCIAIS ESTÃO TE DEIXANDO DOENTE
Pense e responda: qual foi a última vez que você checou as redes sociais hoje?
É possível que tenha sido há minutos atrás, quando parou tudo o que estava fazendo para dar uma olhadinha nas suas notificações. Nenhum problema nisso, se não fosse a ansiedade que você sentiu ao se deparar com aquela enxurrada de informações.
Conversas no WhatsApp, posts no Facebook, stories no Instagram, vídeos no Youtube…Ufa! Tanta coisa pra ver, responder, compartilhar, postar…
Você se sente até meio perdido e se pergunta se isso tudo não está te deixando ansioso (a) demais. Na verdade o problema pode estar nos excessos que você comete e às vezes nem percebe. Será que não é a hora de prestar mais atenção nisso?
Neste artigo listo sete sinais que vão te ajudar a entender se o uso excessivo das redes sociais é o que está prejudicando – e muito – o seu bem-estar.
1 – Checar as redes sociais é a primeira e última coisa que você faz no dia
Você vai para cama, está morrendo de sono, mas o celular continua na mão. Nada de fechar os olhos antes de dar a última checada nas redes sociais. Mas basta dar uma olhadinha e pronto, o sono já se foi! O jeito então é continuar online até conseguir dormir. No dia seguinte, quando acorda, a primeira coisa que você faz é pegar o celular e abrir as redes sociais, para ver o que estão publicando. O dia nem bem começou e você já se sente cansado.
2 – Você checa as redes sociais infinitas vezes ao longo do dia
Apenas cinco minutos se passaram desde a última vez que você checou as redes sociais. Mesmo assim, você para de novo e vai olhar tudo outra vez. Vai que alguém perguntou alguma coisa importante no WhatsApp? E se a blogueira postou um novo tutorial no Youtube? E se for justamente aquele que você estava esperando? E se alguém tiver comentado o seu último post no Facebook? Aliás, quantas curtidas até agora? Você pensa nisso tudo e vai correndo dar mais uma olhadinha. E vai rodando a barra de rolagem sem parar, atrás das novidades.
3 – Você se sente por fora de tudo quando não está conectado
Você não consegue lidar bem com a ideia de passar um dia inteiro desconectado. Quando isso acontece, se sente completamente excluído e por fora de tudo. É consumido pela ansiedade, raiva e nervosismo e reza para o dia
acabar logo. É um sofrimento para você se “desligar” do mundo virtual.
4 – Você anda distraído e não consegue se concentrar
Você fique tão entretido com as redes sociais que não presta muita atenção ao que acontece à sua volta. Não vê que a fila andou, o sinal abriu, o elevador chegou. Além disso, tem dificuldades para se concentrar nas tarefas mais
simples da rotina, por conta das distrações tecnológicas. No trabalho, faz pausas frequentes para checar as redes sociais e demora a retomar o foco. “Onde foi que eu parei mesmo?” – você se pergunta frequentemente.
5 – Você interage ao mesmo tempo com o mundo real e virtual
Por mais que tente se policiar, você ainda não consegue estar 100% presente quando conversa pessoalmente com alguém. Há sempre um celular para atrapalhar. E nele está todo o seu arsenal de aplicativos; todas as redes sociais a
um clique. Basta uma nova mensagem para seu senso de urgência gritar. Aí já era. Você vai responder a mensagem na hora, mesmo se não for urgente coisa nenhuma. O outro que espere ou tente continuar a conversa no mundo virtual.
6 – Você se preocupa demais em ter a aprovação dos outros
Não basta só postar. Tem que gastar tempo e energia pensando nos textos e nas legendas antes de publicar.
Tudo em busca da aprovação dos outros, que é instantânea no mundo virtual. Vem das curtidas, comentários, compartilhamentos etc. Você posta e não consegue se desligar. Fica ansioso ou ansiosa para saber a resposta da audiência e acompanha tudo em tempo real. Se a publicação não for um sucesso, o resultado é frustração, baixa
autoestima, insegurança e insatisfação.
7 – Você se compara o tempo todo com os outros
Compara sua vida, seu corpo e seu status social com a blogueira famosa, o amigo do Facebook, o colega de trabalho e por aí vai… Pensa que a grama do vizinho é sempre mais verde e se culpa por não ter a mesma vida “perfeita”. Falta sempre alguma coisa. A sensação é de que você está ficando para trás, enquanto todos estão dando um passo à frente. Aí vêm as cobranças, a frustração, a angústia e a ansiedade.
Fonte: https://www.vittude.com/blog/ansiedade-redes-sociais/