FIM DE RELACIONAMENTO – COMO LIDAR
Vivenciar o fim de um relacionamento ou de um casamento é uma das coisas mais difíceis de suportar, principalmente do curto ao médio prazo. Mesmo que a decisão pelo fim do relacionamento tenha sido sua, a consequência quase que imediata para ambos é um mix de sentimentos dolorosos, como sentimento de culpa e vazio, ansiedade, angústia, raiva, tristeza entre outros. Se o casal tem filhos, os sentimentos podem ser ainda mais intensos.
Se o relacionamento ainda não chegou ao fim e ambos querem se dar mais uma chance, então a terapia de casal pode ser uma alternativa para ajudá-los a enxergar as coisas sob outra perspectiva, pois o psicólogo tentará ajuda-los a identificar e melhor compreender os pontos que estão motivando o fim do relacionamento.
Mas se o relacionamento já chegou definitivamente ao fim, seja você ou não a pessoa quem decidiu pelo término da relação, é importante buscar ajuda através da psicoterapia. Não apenas para melhor lidar com os sentimentos consequentes e dolorosos do fim de um relacionamento. Mas também para entender mais profundamente os motivadores do término da relação e o que se pode fazer com eles, uma vez que um novo relacionamento – cada pessoa ao seu tempo – se iniciará um dia.
A psicoterapia poderá ser bastante importante também para os filhos do casal, uma vez que os pais certamente estarão fragilizados com seus próprios sentimentos e talvez não consigam lidar com os sentimentos de seus filhos, que muitas vezes se sentem culpados, abandonados e confusos com a separação.
Fonte: https://www.psicologosberrini.com.br/terapia-de-casal/fim-de-relacionamento/