Como manter a calma e confiança na hora de fazer o ENEM
Vestibular e ansiedade são duas palavras que andam juntas, não tem jeito. Com a chegada do ENEM e de outros vestibulares, diversos alunos acabam sobrecarregando suas rotinas de estudo e por vezes desenvolvem um nível elevado de estresse. Em alguns casos, o nível de estresse é tão alto que acaba desencadeando um Transtorno de Ansiedade no indivíduo, prejudicando o seu rendimento na prova.
O problema é quando aquele friozinho na barriga, comum no dia da prova, se transforma em um problema de saúde e a ansiedade é uma das principais responsáveis por problemas de saúde dos vestibulandos.
Além disso, as tradicionais dicas para uma boa prova valem mais do que nunca para evitar o “branco”: começar pelo assunto que você tem mais facilidade e ler com bastante atenção os enunciados, já que o Enem é uma prova bastante contextualizada e, não raro, a resposta para a questão está no próprio texto introdutório.
Por isso, mantenha-se calmo. Lembre-se: você sabe o conteúdo! Comece pelo assunto no qual você tem mais facilidade. Faça outras questões e, depois, volte àquela em que você sentiu dificuldade. Leia o enunciado com calma. Inspire profundamente e solte a respiração devagar até se sentir relaxado.
Boa sorte!
Se quiser mais dicas para a realização do ENEM: