skip to Main Content
Copop SITE – 3 Problemas

3 PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS MAIS COMUNS NA INFÂNCIA

Nem sempre seu filho vai se comportar como você deseja e é normal ele sentir medos, ficar irritado ou ter problemas com um amiguinho na escola. Mas é importante estar atento para perceber quando esses problemas do cotidiano se tornam algo mais grave e que necessita um acompanhamento profissional.

Uma pesquisa publicada pelo departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade de São Paulo (USP) mostra quais são as queixas comportamentais e emocionais mais frequentes dentro da psicologia infantil.

O estudo engloba casos de crianças e adolescentes entre 2 a 17 anos, que utilizaram o serviço público de saúde para receber atendimento psicológico. Confira quais são os problemas psicológicos mais comuns e entenda melhor cada um deles:

1) Agressividade e desobediência

Segundo a pesquisa, o comportamento agressivo é o problema mais comum entre crianças, totalizando 32,6% das queixas registradas. A agressividade é considerada um distúrbio de conduta, que consiste em um padrão de destruição e ataque por parte da criança.

E o motivo dessa conduta agressiva geralmente está ligado a sentimentos de frustração, inferioridade, humilhação ou raiva. A agressividade também está ligada a um comportamento desafiante e hostil contra figuras de autoridade, como pais ou professores.

Uma criança pode ter episódios de agressividade ao longo de seu desenvolvimento sem que isso se configure em um transtorno psicológico. No entanto, pode se transformar em um problema mais grave quando se torna tão frequente a ponto de prejudicar sua vida social e familiar.

2) Dificuldades de aprendizagem

Também recorrente, totaliza 30,2% das queixas registradas pelo levantamento da USP. As dificuldades de aprendizagem incluem diferentes tipos de transtornos, como a dislexia e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Existem outros distúrbios menos “conhecidos” como discalculia, que é a dificuldade de realizar cálculos e de compreender sequências lógicas, além da dislalia, que consiste na pronúncia inadequada de palavras e trocas de sons.

3) Timidez e insegurança

A introversão e as dificuldades de relacionamento também estão entre os problemas mais comuns entre crianças. Especialistas explicam que é comum aparecer um sentimento de insegurança nessa fase da vida, especialmente quando se é exposto a situações novas. Mas lembre-se: a timidez também pode ser um traço da personalidade da criança e não apresentar nenhum risco de transtorno psicológico.

É importante prestar atenção aos sinais e certificar-se de que o comportamento da criança não esteja prejudicando seu desenvolvimento. Um comportamento desadaptativo da criança também pode ser um sintoma do transtorno de Asperger, que consiste na incapacidade de demonstrar emoções e de desenvolver um diálogo com outra pessoa.

Fonte: https://br.mundopsicologos.com/artigos/quais-sao-os-problemas-mais-comuns-na-infancia

Back To Top